COMUNICADO

No dia 22 de fevereiro de 2016, informamos sobre a contratação de uma consultora de gastronomia para o restaurante da Aslemg. Naquele momento, o objetivo era a melhoria dos serviços prestados, em respeito às sugestões colhidas em nossa pesquisa de satisfação, realizada em dezembro de 2015.

Passados dois meses de estudos realizados pela consultora – e que continuam sendo elaborados -, a Associação aponta as seguintes ações adotadas em prol da inovação dos produtos e serviços do restaurante. São eles:

  • Criação de novos eventos e oportunidades, como a Estação das Massas e o Festival de Hamburguer;
  • Criação de novas receitas;
  • Uso de novos ingredientes e temperos, visando a variação do paladar;
  • Aumento da oferta e tipos de carnes;
  • Proposta de extensão do horário de almoço, das 14:15 h para as 14:30 h, a pedido dos associados que almoçam mais tarde – esse é o horário atual em vigor;
  • Acompanhamento diário da reposição dos alimentos, após o horário de maior movimentação de comensais;
  • Sugestão de compra de novos utensílios para a cozinha para favorecer o preparo dos alimentos;
  • Direcionamento para a instalação de ar-condicionado no restaurante, visando também a redução do cheiro de gordura no ambiente.
    Observação: A Associação finalizou o processo de contratação da empresa responsável pela instalação do sistema. Os trabalhos serão iniciados ainda no mês de abril, com previsão de término em 60 dias, a partir da data de ordem do serviço;
  • Estudo e apontamento de novos fornecedores, promovendo a redução de custos em compras e o aumento da qualidade dos produtos;
  • Negociação constante com atuais fornecedores para redução de custos;
  • Remodelagem de profissionais, colocando as pessoas certas nos lugares certos;
  • Início da padronização de todos os processos administrativos que envolvem o dia a dia do restaurante;
  • Implantação de processos de controle de custos com os funcionários;
  • Aumento da frequência de reuniões, visando a qualidade dos serviços e a readequação do atendimento.

Além das medidas implementadas sob a orientação da consultora, e com o empenho dos funcionários da Aslemg, houve também a contratação de uma estagiária de gastronomia. A estudante possui experiência em eventos e restaurantes e já auxilia nas tarefas da cozinha.

A consultoria é um trabalho que demanda tempo de estudo, projeções, planejamento financeiro e ações que, pouco a pouco, vão mudando a cara da Aslemg. Atualmente, o restaurante oferece novas possibilidades de cardápio, com ações criativas (estações de alimentos diferenciados) e profissionais comprometidos com a sustentabilidade e qualidade dos serviços da Associação.

FILAS NOS CAIXAS

Neste mês de abril, a Aslemg disponibilizou mais um caixa para agilizar o atendimento de clientes. Informamos que, nas últimas semanas, houve uma significativa redução no quadro de funcionários da Associação. Isso se deve aos afastamentos por motivo de doença (dentre elas, a dengue).

A Aslemg apresentou baixa de sete funcionários: atendentes, porteiro, auxiliares de cozinha e faxineiros. Nesses dias, não foi possível o remanejamento de pessoal para atendimento no Caixa 4, criado com a finalidade de reduzir o tempo de espera na fila de pagamento dos alimentos. Pedimos desculpas, caso algum associado tenha sido prejudicado em seu atendimento no período citado.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

No período anterior à Gestão Inovar, nos meses de janeiro a março de 2015, as contas da Associação apresentaram um déficit de R$ 93.147,20. De janeiro a fevereiro de 2016, a atual administração promoveu um superávit de R$ 63.205,82 no orçamento, apesar dos indicadores econômicos desfavoráveis.

Com redução de despesas, esforço individual e com uma administração moderna, baseada em princípios sólidos de gestão, a Aslemg tem conseguido atingir os objetivos propostos pela Gestão Inovar: tornar a Associação ainda mais atrativa, visando a sustentabilidade.

Lembramos que a Aslemg tem como finalidade a promoção do bem-estar dos associados por meio de atividades de caráter recreativo, esportivo, cultural e social, além do compromisso com a administração do restaurante e da lanchonete.  Atualmente, cerca de 500 servidores utilizam, diariamente, a cantina da Aslemg, além das quase 150 pessoas que fazem uso diário das atividades ofertadas no Espaço Sociocultural.

Administrar uma empresa, neste momento de crise, é uma tarefa árdua. Todos nós, associados, temos os mesmos objetivos, por isso, precisamos nos unir.  Hoje, todas as categorias de servidores possuem representação na administração: efetivos (novos e antigos), RAs e aposentados. A diretoria sempre esteve à disposição de todos. Nos procure para que possamos ouvi-lo. Participe!

“Se uma grande pedra se atravessa no caminho e vinte pessoas querem passar, não o conseguirão se, uma por uma, a procuram remover individualmente. Mas, se as vinte pessoas se unem e fazem força ao mesmo tempo, sob a orientação de um deles, conseguirão solidariamente afastar a pedra e abrir caminho para todos”.

(Padre Theodor Amstad)

Luiz Antônio Dias
Presidente da Aslemg

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