Dia Mundial de Combate ao Câncer

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado em 08 de abril, a Aslemg ofereceu um bate-papo com o médico José Oscar Macedo. Durante o encontro, o especialista apontou ações importantes e simples que podem fazer toda a diferença na prevenção da doença.

Macedo explicou que o cuidado e a atenção básica são decisivos para aqueles que buscam resguardar a saúde. “Você é o que você come”, parafraseou o médico, relacionando alguns tipos de alimentos com a incidência de determinados carcinomas.

Outro fator de risco seria a hereditariedade. Macedo citou os casos mais comuns que são influenciados pela genética do paciente, como o câncer de mama, próstata e estômago. Durante a palestra, uma ouvinte fez um desabafo emocionado.

Poucos meses após perder a mãe na batalha contra a doença, a associada sente-se preocupada com a própria saúde. Além da mãe, diversos tios e tias haviam se tratado de diferentes tipos de câncer. Ao questionar o médico se estaria em risco, Macedo foi direto: “Se você fosse minha paciente, eu te recomendaria acompanhar muito de perto. Fazer diversos exames. A sua genética é ruim”.

O encerramento da palestra ocorreu de forma leve, com a mensagem final do doutor José Oscar. Para ele, a espiritualidade e o amor ao próximo são fatores que beneficiam a saúde. Segundo o médico, além de serem práticas essenciais para uma boa convivência com o externo, elas proporcionam maior imunidade ao organismo.

DSCN0207 DSCN0212

top