Campanha de prevenção contra o Câncer de Mama

Outubro é o mês destinado à conscientização da mulher para a prevenção do câncer de mama. Esse é o tipo de carcinoma com maior incidência em mulheres do mundo todo, seguido do câncer de colo do útero. A descoberta precoce da doença aumenta em 90% as chances de cura.

Mulheres entre 50 a 69 anos de idade devem realizar o exame clínico de rotina a cada dois anos, conforme recomendação dos órgãos de saúde. Para as demais faixas etárias, o exame é feito por indicação médica.

Os principais sintomas do câncer de mama, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), geralmente são identificados pela própria mulher. Os indícios da doença são:

  • Caroço (nódulo), fixo, endurecido e geralmente indolor;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais recomenta atenção a outros fatores que podem contribuir para a prevenção do câncer de mama:

1) A alimentação saudável, com verduras, legumes, frutas, proteínas, carboidratos, cereais, além da ingestão de muito líquido. A alimentação balanceada fortalece o organismo e as defesas imunológicas.

2) A prática de exercícios físicos, que além de contribuir para o bom funcionamento do organismo, alivia o estresse físico e emocional e mantém o bom estado de espírito.

3) O controle do peso e do consumo de álcool, também é uma atitude que beneficia as mulheres, na prevenção do câncer de mama.

4) Atenção para o histórico familiar, que pode indicar predisposição genética para o câncer.

5) Mulheres que realizam terapia de reposição hormonal pós-menopausa, principalmente se prolongada por mais de cinco anos, devem estar atentas. O estímulo estrogênico está relacionado com o aumento do risco quanto maior for o tempo de exposição.

Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama – Mulheres entre 40 e 69 anos têm acesso a exames de mamografia de rastreamento para detecção precoce do câncer de mama. Mulheres dessa faixa etária não precisam agendar consulta médica para realização do exame. Basta solicitar o encaminhamento na Unidade Básica de Saúde. Fora da faixa de idade, a mamografia diagnóstica é recomendada com prioridade em casos de suspeita da doença.

Veja a lista de hospitais que oferecem o exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Belo Horizonte e Região Metropolitana.

LISTA DE HOSPITAIS

top