Uma tradição que promove a amizade entre os associados

Oportunidade para o encontro e parceria entre amigos, o Torneio de Sinuca da Aslemg se transformou em um momento de confraternização. Pelo menos uma vez ao ano, a Aslemg promove o torneio, que é aberto para associados, dependentes e não associados.

O campeão deste ano, assíduo jogador de sinuca no Espaço Sociocultural da Aslemg, participa do torneio há mais de dez anos, desde a criação dos jogos. Funcionário aposentado da ALMG e associado da Aslemg, José Jurani Garcia, 68 anos, considera que os jogos estimulem os adoradores de sinuca. “As pessoas treinam mais no período do torneio. É legal ver o aprimoramento das pessoas. Isso fortalece a amizade dos colegas”.

Jurani, como é conhecido entre os colegas, tem fama de bom jogador de sinuca, no entanto, o segundo lugar ficou com um estreante no torneio, o operador de áudio do Plenário da ALMG, Expedito Marcolino, 54 anos. Antigo associado da Aslemg (desde 1983), Expedito se diz surpreso pela colocação e pretende participar dos próximos jogos.

“Confesso que não esperava ficar em segundo lugar. As poucas vezes em que joguei sinuca ocorreram na própria Aslemg. Meus colegas de torneio disseram que eu estava escondendo o leite. Espero que eles não estejam chateados com meu segundo lugar”, brinca o vice-campeão.

Momento agradável de descontração e confraternização, essa é a impressão que ficou marcada no terceiro colocado do torneio. O professor da Escola do Legislativo, Antonio Calhau, 55 anos, parabeniza a disciplina dos participantes. Calhau participa dos torneios há cinco anos. “O Espaço Sociocultural possibilita descontração e diversão. Estamos sempre lá treinando, pelo menos uma ou duas vezes na semana”, observa.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO TORNEIO – O Torneio de Sinuca da Aslemg já é uma tradição. Criado na gestão do ex-presidente Sebastião Aleixo, os jogos tinham a intenção de promover a integração entre os associados com a oferta de novos serviços. Tião, como é conhecido, relembra que o torneio fazia parte dos Jogos de Integração, evento criado em 2006, em sua gestão. Na época, os jogos eram realizados no antigo Ponto Chic Bilhares, já que a associação ainda não havia adquirido o prédio da Rua Rodrigues Caldas, 456 – atual Espaço Sociocultural da Aslemg. Hoje, o prédio abriga o Scotch Bar onde são realizados os jogos.

torneio-de-sinuca

top