22 de março – Dia Mundial da Água
Desde 1992, o dia 22 de março é conhecido como o Dia Mundial da Água. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data visa à conscientização da população sobre o uso adequado desse recurso natural.
Segundo dados da ONU, IWA (Internacional Water Association) e ANA (Agência Nacional de Águas), entre os 7,6 bilhões de pessoas que vivem no planeta Terra, 2,4 bilhões não possuem acesso a instalações sanitárias adequadas. A ONU estima que, em 2012, 842 mil pessoas de países de renda média e média-baixa morreram por doenças associadas à falta de saneamento. Os dados são ainda mais alarmantes se considerarmos que 80% do esgoto no mundo ainda é lançado sem tratamento e, ainda sim, apenas 26% do esgoto urbano tratado recebe a atenção efetiva, capaz de afastar o risco de doenças.
Desde o dia 18, e até o dia 23 de março de 2018, Brasília recebe o 8º Fórum Mundial da Água. O evento é organizado pelo Conselho Mundial da Água em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Agência Nacional de Águas (ANA) e estima-se a presença de cerca de 10 mil congressistas e 45 mil visitantes para debaterem sobre o consumo consciente da água e também sensibilizar os políticos sobre a importância de programas eficazes sobre o tema.
Mas, no nosso dia a dia, pequenas atitudes podem contribuir, e muito, para evitarmos o desperdício de água:
- Evite banhos longos
Se metade da população de uma cidade de 100 mil habitantes reduzir o tempo do banho diário de ducha de 15 para 5 minutos, a água economizada ao longo de um ano seria suficiente para abastecer todas as necessidades de água de todos os habitantes dessa cidade por mais de 7 meses e meio. Com isso, não seria necessário o governo investir em mais estações de tratamento de água.
Dica consciente: reduza o seu tempo de banho e ajude a economizar o dinheiro público que seria gasto no tratamento e distribuição de água, e tornar possível investir, por exemplo, em educação, tão necessária para a população brasileira.
- Escove os dentes com a torneira fechada
Se 1,5 milhão de pessoas de Recife resolvessem passar a escovar os dentes 3 vezes por dia com a torneira fechada, a água economizada em apenas dois dias seria suficiente para abastecer por 1 dia todas as necessidades de água de quase todos os 397 mil habitantes de Florianópolis.
Dica consciente: converse com amigos e familiares a fim de sensibilizá-los para essa mudança tão simples nos hábitos de consumo: manter a torneira fechada na hora de escovar os dentes.
- Aposente a mangueira na hora de lavar a calçada
Uma máquina de lavar roupas, com capacidade para 5 quilos, usa 135 litros de água por lavagem. Se uma família usar a máquina de lavar duas vezes por semana, gastará 270 litros de água. Parte desse total, ao sair do enxágue, pode ser usada em outros pontos da casa que não precisam de água totalmente limpa.
Dica consciente: em vez de usar a mangueira, reutilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar para limpar a calçada de sua casa. Se você fizer isso uma vez por semana, economizará mais de 14 mil litros de água por ano, o equivalente a um e meio caminhão pipa cheio de água.
- Fique atento e conserte vazamentos
Um buraco de 2 mm em um cano de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia. Se 3,5 milhões de domicílios tiverem um vazamento como esse, em 14 horas desperdiçariam água suficiente para encher os 6,5 bilhões de litros da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.
Dica consciente: se, de repente, a conta de água aumentar consideravelmente sem nenhum motivo aparente, procure um profissional para verificar se há vazamentos em sua casa. Assim, você contribui para haver mais água disponível. É bom para o seu bolso, é bom para o planeta.