Como vai sua saúde auditiva?

 

Ter uma boa saúde auditiva é essencial para nos comunicarmos e percebermos o mundo ao nosso redor. Com a audição, podemos obter diversas informações sobre a nossa posição e os elementos do espaço em que estamos. Para além da qualidade de vida, o sentido é uma das ferramentas que usamos para mantermos nossa segurança e evitarmos acidentes. A perda auditiva pode acontecer por diversos fatores, tanto pela idade, fatores externos ou hereditários. É gradual e muitas vezes ela não é percebida a tempo de evitar o avanço do problema.

Na programação da Aslemg para a 13° Semana do Servidor, os servidores poderão verificar se possuem algum perda auditiva. A avaliação será feita pela fonoaudióloga Carla Xavier e consiste em dois teste com duração média de 5 minutos e, no final do teste, um resumo com os resultados será enviado por e-mail. O agendamento pode ser feito pelo telefone no setor eventos.

 

Serviço:
Data: 21 de outubro (terça-feira)
Local: Sala Multifuncional da Aslemg
Horário: das 9 às 17h

 

Conheça as causas e tipos de perda auditiva:*

Entre “escutar bem” e “não escutar nada” há uma ampla variedade de graus de perda auditiva. Para os profissionais de saúde auditiva os níveis de perda auditiva são: leve, moderada, severa e profunda. A maioria dos casos é classificado como leve ou moderada. Os sons da fala abrangem consoantes e vogais com diferentes níveis de som e frequência. Estes sons são demonstrados em um audiograma chamado “banana da fala”. É uma forma simples de verificar se o espectro completo dos sons da fala permanece audível com a perda auditiva e como a audição da pessoa muda com o passar do tempo.

gráfico

Perda auditiva leve
Sons fracos são difíceis de escutar. Entender os sons da fala é difícil em um ambiente ruidoso.

Perda auditiva moderada
Sons fracos e moderados são difíceis de escutar. Entender a fala é muito difícil na presença de ruído de fundo.

Perda auditiva severa
Conversas têm que ser conduzidas em voz alta. Conversas em grupo só são possíveis com considerável esforço.

Perda auditiva profunda
É possível escutar alguns sons muito fortes. Sem aparelhos auditivos, a comunicação não é mais possível, mesmo com muito esforço.

* Retirado do site Audium Brasil.

top