Fenale

A Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Estaduais e do Distrito Federal (FENALE) é a entidade nacional de representação dos servidores das Assembleias Legislativas de todos os estados brasileiros e da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Filiada a essa entidade, a ASLEMG vem participando mais ativamente das discussões realizadas nos congressos da Fenale desde 2002.

Muitos dos debates promovidos nesses encontros, como a questão da URV, trazida pela Diretoria da ASLEMG, no 1º semestre/2002, contribuíram para que os servidores da Assembléia Legislativa de Minas Gerais obtivessem conquistas importantes. Abaixo, você tem um resumo dos encontros realizados pela Fenale desde 2002:

 

2008 – XX Encontro da Fenale

De 4 a 6 de junho, foi realizado em João Pessoa/PB, o XX Encontro, com a participação de representantes de 13 estados mais o Distrito Federal.
Entre as decisões aprovadas se destaca a proposta de criação da Confederação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos do Brasil, precedida de um congresso nacional com as entidades representativas das esferas federal, estaduais e municipais. Veja a carta de João Pessoa

 

2007 – XIX Encontro da Fenale

Reunidos em Campo Grande/MS, no XIX Encontro da Fenal, de 27 a 29 de junho, representantes de nove Estados discutiram a situação dos servidores. Foi também realizada a reforma estatutária, adequando a entidade ao novo Código Civil. Houve ainda alteração do nome da entidade para Fenale – Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal e Estaduais, para agregar os servidores da Câmara dos Deputados e do Senado e também pelo fato de haver uma outra Fenal – Federação Nacional dos Empresários Lotéricos. Confira a Carta de Campo Grande

 

2006 – XVIII Encontro da Fenal

Nos dias 13 e 14 de julho, a Fenal realizou em Macapá/AP, seu XVIII Encontro. Foram debatidos temas como o “Legislativo e a Educação” e “Sindicalismo de Estado”, além da conjuntura nacional e a situação dos trabalhadores dos Poderes Legislativos. Como resultado, foi aprovada ao final do evento a “Carta de Macapá”.

 

2005 – XVII Encontro da Fenale

Realizou-se, de 7 a 9 de dezembro de 2005, em Florianópolis/SC, o XVII Encontro da Fenal, com o tema “O Poder Legislativo e a Ética” , e participação de entidades de 13 Estados e do Distrito Federal, sendo a Aslemg representada por seus diretores da área administrativa e financeira.

 

2005 – VI Congresso da Fenale

Realizado em São Luís/MA, nos dias 8, 9 e 10 de junho, o VI Congresso da Fenal, teve como pautas principais a reforma sindical – em tramitação no Congresso Nacional – e a reforma estatutária da própria Fenal, além das trocas de informações a respeito da situação dos servidores nas diversas Assembléias do país. Leia o relato.

 

2004 – XVI Encontro da Fenale

Realizado em Goiânia/GO, nos dias 2, 3 e 4 de junho, o XVI Encontro Nacional da Fenal – Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Estaduais e do Distrito Federal – contou com a participação de entidades (Associações e Sindicatos) de 19 estados que, além de exporem suas experiências, conquistas e perdas, tiveram oportunidade de aprofundarem o debate sobre temas de interesse do servidor público, sobretudo a reforma sindical e trabalhista. Leia o relato.

 

2003 – XV Encontro da Fenal

A Aslemg participou do XV Encontro da Fenal em São Paulo/SP, nos dias 11, 12 e 13 de junho, sendo discutidos temas sobre a Reforma Previdenciária e Reformas Trabalhista e Sindical. Leia a carta de São Paulo.

 

2002 – XIV Encontro da Fenale

A ASLEMG sediou o XIV encontro da Fenal (Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Estaduais e do Distrito Federal), que foi realizado em Belo Horizonte/MG, no início de dezembro. Várias questões de interesse dos servidores e o fortalecimento de suas representações estavam na pauta do encontro. Leia a carta de Belo Horizonte.

Deixe um comentário

top