Mais um mês de conscientização na Aslemg

Assim como fizemos no Outubro Rosa, no primeiro dia útil deste mês começamos o Novembro Azul, com o público do Restaurante, visando conscientizar os presentes sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.

Segundo estimativa do Inca (Instituto Nacional de Câncer), este ano devem surgir 68.220 novos casos no Brasil, o que equivale a sete diagnósticos por hora. É importante saber também que, além do câncer, a próstata pode ser afetada pela prostatite (inflamação) e pela hiperplasia (aumento) prostática benigna (HPB). Essas três enfermidades podem ser diagnosticadas com o exame de toque retal e a dosagem do PSA no sangue. Por isso faz-se tão necessária a prevenção.

A indicação é que, de modo geral, a partir dos 50 anos os homens devem se consultar anualmente com um urologista. Aqueles que têm casos de câncer de próstata em parentes próximos (pai, irmãos ou tios) devem procurar atendimento a partir dos 45 anos, pois fazem parte de um grupo de risco. A mesma orientação vale para os negros, que, segundo estudos, são mais propensos a desenvolver esse tipo de câncer mais cedo.

Confira mais algumas fotos!

top