Natal Solidário 2017

Final de ano é uma época especial e esperada por muitas pessoas. Além dos encontros familiares e de amigos, o espírito do Natal ajuda a florescer o lado solidário de todos.

Anualmente, a Aslemg conta com a ajuda de seus associados para contribuir com um Natal mais feliz para pessoas em vulnerabilidade social. E esse ano não será diferente. Precisamos da doação de todos para ajudar a fazer um final de ano mais especial para muitas famílias.

O projeto escolhido este ano para receber as doações de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal é a Biblioteca Comunitária Graça Rios e Casa do Grande Coração. Comandada por Vanilda de Jesus, ela recebe as doações que serão encaminhadas para moradores do Vale do Jequitinhonha.

Conheça Vanilda e seus projetos sociais:

Vanilda de Jesus Pereira tem uma história de extrema doação ao próximo. Desde criança sempre teve um olhar sensível para as desigualdades do mundo e busca saná-las como pode. Para se ter uma idéia, aos 54 anos, ela tem 4 filhos biológicos e adotou, ao longo da vida, mais 44 crianças e jovens. Moradora da comunidade Vila Paquetá, na região da Pampulha, Vanilda trabalha como faxineira e cuidadora de idosos e, com o que ganha e com a ajuda de seus amigos voluntários, desenvolve ações sociais. Ela é responsável pela Biblioteca Comunitária Graça Rios e Casa do Grande Coração, ambos localizados na Vila Paquetá que atende não só a comunidade do entorno, mas também de outras regiões.

Desde 1992, Vanilda realiza o Natal Solidário, fazendo campanha para arrecadação de alimentos, brinquedos, produtos de higiene e de limpeza e viaja, anualmente, para a região do Vale do Jequitinhonha para distribuir as arrecadações entre os moradores de lá. Em média, 250 famílias recebem as doações na época do Natal. De acordo com Vanilda, a escolha pela região foi muito simples já que o índice de pobreza é alto e as doações para o Natal se concentram em Belo Horizonte e região. E, para ajudar sua iniciativa, a Aslemg receberá doações para que as famílias do Vale tenham um fim de ano mais feliz.

Vanilda tem várias histórias e lembranças de suas idas para o Vale. Uma delas é da pequena Socorrinho. “Ela era uma menina muito magrinha e doente e sua mãe, desesperada, me entregou sua filha dizendo que se ela ficasse lá, morreria. Trouxe para Belo Horizonte, alimentei, levei ao médico e o resultado foi maravilhoso, pois ela engordou e não estava mais desnutrida”, contou Vanilda. Outra história que ela sempre se emociona ao contar aconteceu em Monte Azul, uma das regiões do Vale. “Avistei crianças com o pé no chão, sem muito espaço e parecia não haver comida, pois o fogão a lenha estava tampado. Quando cheguei, entreguei brinquedos para as crianças, que aceitaram de forma arredia. Em seguida, entreguei as cestas básicas aos pais. Neste momento, presenciei uma cena inesquecível, as crianças deixaram seus brinquedos no chão, correram para os pais e perguntaram: ´mamãe, hoje tem comida? Hoje vou comer feijão? É Natal?”, lembra Vanilda.

São tantos momentos que três amigas escreveram casos da vida de Vanilda e lançaram o livro “Ninguém é feliz sozinho”.

Conheça mais da sua história através de sua página no Facebook Biblioteca Comunitária Graça Rios e ajude o Natal Solidário das famílias do Vale do Jequitinhonha.

Seguem mais alguns projetos criados por Vanilda:

– Criação de 22 bibliotecas distribuídas em Minas Gerais e Bahia.

– Distribuição semanal de sopão e marmitex para pessoas nas filas de hospitais e postos de saúde e moradores de rua.

– Criação de eventos solidários para comunidade da Vila Paquetá: Dia das Crianças, Dia das Mães, Natal, entre outros.

– Distribuição de enxovais para gestantes em vulnerabilidade social.

– Seus voluntários oferecem as seguintes atividades no espaço Casa do Grande Coração: fonoaudiologia, fisioterapia, pilates, cursos e formações para o trabalho, etc.

Informações:

– Projeto: Biblioteca Comunitária Graça Rios – Casa do Grande Coração

– O que doar: alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal

– Onde doar: restaurante da Aslemg (Rua Dias Adorno, 300 – Santo Agostinho)

– Quando doar: de 22/11 a 22/12

top