Posso ter câncer de próstata?
O câncer de próstata é o segundo tipo que mais mata homens no Brasil e no mundo, conforme informações do Instituto Nacional do Câncer. Apenas em 2013, foram registradas 13.772 mortes no país. O risco aumenta conforme a idade. Observa-se maior incidência da doença em homens acima de 65 anos, portanto, se você tem acima de 50 anos, procure seu médico e faça exames de controle.
Fatores de risco: O principal fator de risco para a doença é a idade. O câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. A maioria dos tumores cresce de forma tão lenta que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.
O risco também é maior entre homens que tenham história familiar de câncer de próstata, especialmente quando os casos ocorrem antes dos 60 anos. Mutações em alguns genes específicos também estão associadas ao aumento do risco de desenvolver a doença.
Exame do toque retal: Avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata e tem por objetivo detectar alterações nessa glândula. O médico introduz o dedo no reto do paciente, utilizando uma luva com lubrificante.
Teste PSA: Criado no início da década de 1990, vem sendo amplamente utilizado desde então. Mensura a quantidade de PSA no sangue, a fim de identificar alterações prostáticas. O PSA é uma proteína produzida pela próstata, responsável pela liquefação do sêmen, permitindo que o esperma “nade” livremente. Doenças benignas e tumores malignos da próstata podem provocar o aumento dessa proteína no sangue. Contudo, os níveis de PSA tendem a aumentar com o avançar da idade.
Sintomas:
- Sensação de que sua bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar.
- Dificuldade de iniciar a passagem da urina.
- Dificuldade de interromper o ato de urinar.
- Urinar em gotas ou jatos sucessivos.
- Necessidade de fazer força para manter o jato de urina.
- Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos).
- Problemas em conseguir ou manter a ereção.
- Sangue na urina ou no esperma (esses são casos muito raros).
- Dor durante a passagem da urina.
- Dor quando ejacula.
- Dor nos testículos.
- Dor lombar, na bacia ou no joelhos.
- Sangramento pela uretra.
Câncer de próstata avançado: Na fase muito avançada, o câncer de próstata pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.