Restaurante tem novo sistema de automação

impressora_fiscal

Em julho, o restaurante da Aslemg passou por um processo de transição do sistema utilizado nos caixas. A instalação do novo sistema de automação comercial atende uma exigência da nova lei da nota fiscal (Lei n° 12.741 de 2012) que determina a discriminação do valor dos tributos nas notas fiscais. Na nota atual, os valores dos tributos estão embutidos no valor total do produto ou serviço. Pelo projeto, a nova nota deve conter a informação do valor aproximado correspondente à totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais (ICMS, ISS, IPI, IOF, PIS, Pasep, Confins e Cide) em separado.

O assistente financeiro, Lourival Marques, explica que a automação aconteceu aos poucos e que foi preciso muito trabalho para superar alguns problemas. “A integração do novo sistema com o antigo e as exigências fiscais e de normas técnicas causaram dificuldades, mas agora as coisas estão funcionando”, analisou. Além de cumprir a exigência da legislação, a automação também foi feita para aumentar o controle e a eficiência no atendimento.

Com o novo sistema, as comandas de papel foram substituídas por uma cartela de acrílico numerada e com código de barras. Assim, durante todo o atendimento é possível identificar se o cliente é associado, não-associado ou visitante, por isso é importante que as pessoas cuidem para não trocarem as cartelas acidentalmente, pois já na entrada a comanda é vinculada à matricula do associado.

balanças

O procedimento para sair também foi alterado, agora, todas as pessoas que consumiram algo tem que passar pelos caixas para liberar a cartela e receber o cupom fiscal. As filas aumentaram um pouco por causa disso, porém há muitos pontos positivos na prática já que o associado vê na hora o que consumiu, o que antes ficava para a hora do lançamento das comandas de papel, no final do dia, o que poderia causar lançamentos errados; pode fazer o controle da sua margem diariamente; além de ser informado sobre o valor do imposto que está pagando. Para a Aslemg, o controle de vendas aumentou para mais de 90% e, para um controle total, outras estratégias serão integradas.

A implantação do sistema ainda passa por ajustes e solução de problemas que podem se manifestar (como a queda noturna de energia elétrica que tirou o sistema do ar), por isso a colaboração dos usuários do restaurante é fundamental.

 

 

top