Uma simples atitude para vencer o sedentarismo

A comunicação interna da Assembleia Legislativa produziu matéria sobre o sedentarismo e sobre como vencer o vício de uma maneira simples. A educadora física do Espaço Sociocultural da Aslemg Luciara Costa foi ouvida para dar dicas sobre o uso de escadas na batalha contra o conforto dos elevadores. Leia a matéria completa da jornalista Izabela Costa.

Troque o elevador pelas escadas para subir ou descer poucos andares

Guilherme Bergamini

Pequenas mudanças no dia a dia podem tornar a vida mais ativa. Atitudes como utilizar as escadas para subir de um a três andares, em vez de pegar o elevador, contribuem para a inclusão de hábitos saudáveis na rotina.

A jornalista Bárbara Lima, da Gerência-Geral de Imprensa e Divulgação (GID), é adepta das escadas. “Só uso o elevador quando tenho compras”, contou a servidora, que participou de matéria especial do Espaço Saúde sobre o sedentarismo. Ela mora no quarto andar de um prédio e trabalha no sétimo andar do Edifício Carlos Drummond de Andrade. “A gente passa muito tempo sentado, até oito horas em frente ao computador. Só de subir escadas tenho mais ânimo para o trabalho”, afirmou.

Bárbara ainda faz atividades físicas seis vezes por semana. “Eu quero ficar bem quando estiver mais velha. Elasticidade e coordenação são importantes para o resto da vida”, ponderou a servidora de 31 anos.

A professora de Educação Física do Espaço Sociocultural da Aslemg Luciara Perdigão explica que subir as escadas é uma atividade aeróbica eficaz para trabalhar os músculos das pernas, queimar gorduras da parte inferior do corpo e gastar energia. Mas para obter resultados, é essencial ter uma alimentação saudável e buscar um bom condicionamento físico com a prática de outros tipos de exercícios. “Somente assim usar a escada pode auxiliar na redução de peso e reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue”, reforçou.

Luciara ressalta que, se a pessoa não tem o costume de fazer atividade física, ela provavelmente vai sentir fadiga muscular e cardiovascular mais rápido. Ainda assim, ela incentiva cultivar o hábito de subir ou descer escadas, mas alerta: “em caso de dor, é importante procurar um médico ou profissional da área”.

Campanha – A importância da vida ativa é um dos pilares da campanha Movimente-se, lançada pela Assembleia no ano passado. O objetivo é alertar servidores e deputados para a importância da vida ativa, do combate ao estresse e da adequada utilização do mobiliário e dos equipamentos de trabalho.

“Mudanças de hábitos, como a prática de atividades físicas e de alongamentos, a atenção à postura corporal e a inclusão de momentos de lazer e relaxamento mental no dia a dia são medidas que ajudam na prevenção e no tratamento desses distúrbios”, afirmou o titular da GSA, o cardiologista Paulo Alves de Oliveira, no lançamento da campanha.

De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE e Ministério da Saúde no mês de junho deste ano, 70% dos trabalhadores não se exercitam regularmente. Somente um quarto da população brasileira que trabalha com carteira assinada pratica atividade física. A pesquisa alerta ainda que o sedentarismo, ao lado da obesidade e da má alimentação, é fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas.

top